quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Práticas de Ensino: a importância do ensino de Filosofia na Escola.

Ensinar Filosofia no atual contexto do ensino brasileiro, constitui-se numa tarefa com um certo grau de pioneirismo, haja vista que após longo período longe da grade curricular da educação no país, a disciplina retorna hoje num cenário desprovido de parâmetros totalmente definidos e dependendo da criatividade e da persistência da classe educadora.
A Filosofia tem nesse contexto, o objetivo de desenvolver o pensamento crítico do cidadão, situá-lo dentro da sociedade e proporcionar-lhe uma nova visão de vida, além de desenvolver sua capacidade de argumentação e formação de conceitos, para isso o professor precisa adquirir habilidades e competências específicas necessárias para o bom desempenho de sua missão.
O desenvolvimento do ensino de Filosofia no Ensino Médio, tem o propósito de despertar no aluno o interêsse de se criar o hábito de pensar filosóficamente, reaprender a forma de ver o mundo, levantar as questões fundamentais que o cercam e estimulá-lo a sair do senso comum para se ter uma visão mais profunda sobre tudo, para isso acontecer será necessário orientá-lo através da "Sensibilização", passando pela "Problematização", a seguir pela "Investigação" e enfim pela "Conceituação", resultando na experiência fundamental do pensamento e permitindo assim a equação de um determinado problema. Levantar um problema existente, deve ser uma preocupação constante do professor, no sentido de despertar a consciência do aluno quanto às questões que afetam sua vida de uma forma ou de outra, sem a preocupação de responder tais questões mas sim de encaminhá-lo no sentido de dissolvê-las e encontrar um sentido para isso, dessa maneira estaremos formando pessoas capazes de refletir sobre tudo e tomar decisões mais seguras e construtivas.
Nesse processo, proporcionar-se-á a detecção dos pressupostos de uma boa argumentação, oferecer-se-á a oportunidade de reconstruir os argumentos apresentados nos textos estudados, permitirá confrontar teses filosóficas e estimulará a construção de juízos de valores, inserindo o indivíduo de forma mais legítima dentro da sociedade.
Certamente a missão que nos aguarda nessa "aventura" dentro dos limites do ensino da Filosofia, exigirá um esforço criativo do professor quanto a sua capacidade de improvisação e de adequação aos recursos encontrados, do perfil de cada turma, da realidade de cada comunidade, e isto fará com que seja improvável sonhar com uma aula pré concebida, pois as circunstâncias conduzirão cada tema por caminhos pertinentes a esses fatores, o importante é se ter em mente que se buscará formar um discurso que permita julgar, criticar e manifestar o pensamento do aluno a respeito de sua cidadania.
Seguramente há uma longa jornada pela frente do sistema de ensino brasileiro quanto a reintrodução dessa disciplina na grade currícular, porém não se deve perder de vista a importância dessa implementação como fator de mudança da realidade do país, do desenvolvimento da sociedade e da construção de um projeto de vida mais racional e justo para todos os brasileiros, passo fundamental para se promover o progresso, a cultura e resgatar a dignidade de todos os cidadãos.
(Equipe PhilosoFAI)

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