terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Filosofia e sociologia são cobradas em vestibulares no Sul

04/12/2007

da Folha de S.Paulo (Boas Novas!)

Além das disciplinas comuns ao programa do ensino médio, os vestibulares da região Sul costumam pedir também sociologia e filosofia nas provas da segunda fase.
"O departamento de cada curso escolhe duas disciplinas para a segunda fase, que é de conhecimento específico. No caso de direito, por exemplo, os candidatos fazem filosofia e sociologia", afirma Silvano Cesar da Costa, coordenador da COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), cuja segunda fase acontece nos próximos dias 9 e 10. Algumas carreiras fazem ainda prova específica de artes.
"O Estado do Paraná já trabalha com filosofia e sociologia no ensino médio há quatro anos, quando avisamos a rede de ensino que iríamos começar a cobrar estas disciplinas a partir do nosso vestibular de 2006/ 2007", afirma Valdo Cavallet, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
"Ao fazermos essa cobrança, conseguimos selecionar candidatos mais bem preparados", avalia. A novidade para este vestibular é que filosofia será uma das disciplinas exigidas para a carreira de medicina.

Sudeste

"Espera-se que o candidato tenha realmente algum conhecimento de filosofia para fazer a prova", afirma Vera Resende, coordenadora-geral da Copeve (Comissão Permanente do Vestibular) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que realiza a segunda fase entre os dias 7 e 11 de janeiro.
Carolina Alves Chiconi, 20, do ABC Paulista, irá prestar medicina veterinária na UEL e na UFMG, além de instituições paulistas, e, para compensar, afirma ter "corrido atrás". "Fiquei no pé de professores. Li a maioria dos livros. Do restante peguei resumo."

Nenhum comentário:


Powered By Blogger