domingo, 13 de janeiro de 2008

Curso inusitado amplia oportunidade no mercado de trabalho

FERNANDA CALGARO
da Folha de S.Paulo
DANIELA ARRAIS
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O peso da tradição aliado à incerteza gerada pelo vestibular faz com que muitos estudantes optem por carreiras mais convencionais, como medicina e direito. No entanto, um mercado em expansão, formado por graduações de nomes um tanto esquisitos, pode representar boas oportunidades de crescimento profissional.

Um exemplo é a quiropraxia, técnica de massagem para ajuste da postura que surgiu no final do século 19, mas só chegou ao Brasil como graduação em 2000. "É uma profissão da área de saúde que funciona como alternativa para cirurgias ou medicamentos", explica Song Kim, coordenador do curso da Universidade Anhembi Morumbi. Em quatro anos e meio, o aluno vê disciplinas como anatomia e fisiologia.

Julia Pontes, 21, está no oitavo semestre e é apaixonada pela área. "Sempre quis fazer algo ligado à coluna. Pensei em fisioterapia, mas meu avô descobriu, pela televisão, a quiropraxia e resolvi fazer o curso."

Outro curso inusitado é o tecnólogo de manutenção de aeronaves oferecido pela UniSant'Anna. O objetivo é preparar um profissional com conhecimentos técnicos, capaz de gerenciar equipes e administrar processos na área da aviação.

O aluno, que será um intermediário entre técnico e engenheiro, aprende sobre motores aeronáuticos, estruturas e sistemas de aeronaves, prevenção de acidentes, aerodinâmica e helicópteros.

A Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) tem o curso de engenharia industrial madeireira, com duração de cinco anos. "É voltado para quem quer atuar na transformação mecânica e química da madeira, em processos industriais, que vão da produção de partículas para papel a movelaria", diz o coordenador Antônio Carlos Néri, coordenador.

No curso de comunicação das artes do corpo, o universitário pode escolher entre três habilitações: teatro, dança e performance. "Difere de artes cênicas porque tem uma carga teórica bem mais significativa", afirma Naira Ciotti, coordenadora pedagógica do curso da PUC-SP, criado há nove anos.

Existem carreiras mais antigas até, mas que ainda não foram "descobertas" pelos estudantes, apesar de haver grande procura pelo profissional. É o caso de ciências atuariais. A PUC-SP oferece o curso desde 1952. O atuário desenvolve planos de seguros e de previdência e avalia riscos, inclusive de investimentos em bolsa. "Pelo déficit de profissional, quem sai da faculdade sai empregado. Com cinco anos de formado, chega-se a ganhar R$ 10 mil", diz Antonio Carlos Lopes Alvares, coordenador do curso.

No forno

Em 2008, os vestibulandos terão mais opções pouco ortodoxas. Na Anhembi Morumbi, o curso de tecnologia em bebidas ensinará desde produção e desenvolvimento do produto até gestão e serviço de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas.

Também começará a primeira turma de visagismo e terapia capilar. O nome vem de "visage", que significa rosto em francês. O curso foca nos cuidados com a haste capilar e o couro cabeludo e prepara o profissional para trabalhar com a imagem pessoal do cliente.

Na FMU, serão oferecidos os cursos de tecnologia em segurança da informação, desenvolvimento de jogos digitais e sistemas para a internet, com enfoque no comércio eletrônico.

Um comentário:

Unknown disse...

Precisamos ampliar nossos horizontes, muitas tecnologias e ciências estão sendo negligenciadas por nossa cultura simplista e imediatista.
Existem inúmeras alternativas viáveis de progresso pessoal que seguramente trarão um autêntico sentido a nossas vidas.
Vamos "nos realizar" e não permitir que este meio vicioso "nos produza" para um mundo cada vez mais sem perspectivas.


Powered By Blogger